Através da aprendizagem criativa, experimentamos uma forma diferente de trabalhar em sala de aula, que visa “pôr a mão na massa” como forma de desenvolver a criatividade através da experimentação. Ao utilizarmos novas mídias e ferramentas digitais, conseguimos inovar no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.
Assim, para comemorar o “DiaMundial do Cinema”, os alunos do 7.º ano do Grupo Padre João Rodrigues, Sernancelhe, participaram num “Workshop de introdução à animação Stop-Motion” promovido pelo convidado Nicolau Tudela, cuja relação com o cinema de animação é muito perto.
Nesta sessão, os alunos realizaram pequenos vídeos, tendo primeiro construído os cenários e as respetivas personagens dos seus contos. Eles usaram vários materiais como plasticina, arame, papel, tintas coloridas, entre outros. Para fazer o vídeo, eles usaram o aplicativo Stop Motion em seus celulares.
O entusiasmo era tanto que eles nem perceberam que o tempo estava passando. Os resultados obtidos demonstram que esta atividade Stop Motion ajudou a promover a autonomia dos alunos, uma vez que deixaram de ser simples consumidores e passaram a ser produtores de conteúdos audiovisuais. Alguns dos vídeos feitos podem ser encontrados no link abaixo:
Sem comentários:
Enviar um comentário