eTwinning – A comunidade de escolas europeias
Com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação e diversas metodologias de trabalho, os alunos participaram, ao longo do ano, em várias atividades desenvolvendo desta forma, as competências linguísticas na Língua Inglesa. Os projetos ainda contribuíram para o desenvolvimento do trabalho colaborativo, pensamento crítico e criativo dos alunos, competências sociais, comunicação, relações interpessoais, resolução de problemas, responsabilidade, respeito, tolerância, indo ao encontro dos objetivos definidos no documento educativo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Além disso, reforçaram a consciência de identidade europeia e a consciência de diferenças e semelhanças culturais.
Atividades desenvolvidas durante o 3º período:
Discover my world
Com os alunos das escolas parceiras (Itália, Espanha, Polónia, República Checa, Roménia) os alunos do 7º ano resolveram vários exercícios lexicais referentes ao tópico abordado: the place where I live ; participaram em Chats e apresentaram o seu país no Twinspace Forum, tendo partilhado fotos de monumentos e personalidades famosas, de pratos típicos portugueses e links de músicas portuguesas, entre outros; criaram um vídeo colaborativo de apresentação de Sernancelhe, tendo-o partilhado num Padlet colaborativo.
Learning English is cool! Com os alunos das escolas parceiras (Polónia, Espanha, Hungria e França), os alunos do 8º ano resolveram diversos exercícios a nível lexical sobre o tema The Media; participaram em Chats; escreveram um texto sobre os Prós e Contras da Internet que partilharam num Padlet; apresentaram o seu país no Twinspace Forum, tendo partilhado fotos de monumentos e personalidades famosas, de pratos típicos portugueses e links de músicas portuguesas, entre outros.
Através da análise dos inquéritos aos projetos desenvolvidos pelos discentes, verificou-se que estes gostaram das atividades e consideram que estas propiciaram a aprendizagem da língua inglesa de forma ativa e colaborativa bem como o desenvolvimento de competências digitais. Quase todos referiram querer participar num outro projeto eTwinning no futuro.
Paula Ferreira, professora de Inglês
Sem comentários:
Enviar um comentário