eTwinning
– A comunidade de escolas europeias
Com base nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de
Inglês no 3º ciclo, em articulação com o Perfil do aluno à saída da
escolaridade obrigatória, os alunos dos 7º e 8º anos continuam a
desenvolver os projetos eTwinning implementados no início do ano letivo em
colaboração com diversas escolas parceiras da Europa. Estes projetos pretendem
contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas na língua inglesa
e fomentar experiências de aprendizagem ativas e significativas,
contextualizando e interligando saberes de diferentes áreas. A utilização de
ferramentas digitais tem sido uma mais-valia para o desenvolvimento do trabalho
colaborativo e a construção conjunta de recursos e conhecimentos.
Atividades desenvolvidas:
Discover my world
Com os alunos
das escolas parceiras (Itália, Espanha, Polónia, República Checa, Roménia) os
alunos do 7º ano resolveram vários exercícios lexicais referentes aos tópicos
abordados: School e Houses/Homes; participaram em Chats; responderam à inquéritos no
Forum do Twinspace; participaram em quizzes
internacionais sobre os 2 tópicos acima
referidos, onde testaram os seus conhecimentos e competiram com os seus
parceiros europeus; criaram um vídeo
de apresentação da sua escola e escreveram um texto sobre a sua casa de sonho,
tendo partilhado os trabalhos num Padlet colaborativo. Finalmente participaram
numa videochamada na qual puderam desenvolver uma atividade de Speaking
- (troca de perguntas e respostas com os seus parceiros europeus.
Learning English is cool!
Com os alunos das escolas parceiras (Polónia, Espanha,
Hungria e França), os alunos do 8º ano resolveram diversos exercícios a nível
lexicais sobre os temas: Healthy/
Unhealthy lifestyles e Clothes/Styles/Appearance;
participaram em Chats; responderam à inquéritos no Forum do
Twinspace; tentaram encontrar uma solução à um problema no Tricider tendo dado
a sua opinião relativamente à como poderiam melhorar o seu estilo de vida; criaram
um poster digital sobre estilos de
vida saudáveis e pouco saudáveis; participaram num quiz internacional sobre o tópico da roupa, onde testaram os seus
conhecimentos e competiram com os seus parceiros europeus; criaram um diálogo posteriormente
gravado em vídeo partilhado num Padlet colaborativo, retratando várias
situações autênticas; finalmente participaram numa videochamada na qual
desenvolveram uma atividade de Speaking - (troca de perguntas e respostas com os seus
parceiros europeus.
Além do
desenvolvimento das competências comunicativas na língua inglesa, a
aprendizagem baseada em projetos eTwinning contribui para o desenvolvimento do espírito de cidadania europeia e para o desenvolvimento global das crianças promovendo diversas
competências e valores previstos no Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória
Paula Ferreira, professora de Inglês
Sem comentários:
Enviar um comentário