terça-feira, 5 de abril de 2022

Projetos etwinning desenvolvidos na disciplina de Inglês - 7º e 8º anos

 


      eTwinning – A comunidade de escolas europeias


Com base nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Inglês no 3º ciclo, em articulação com o Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, os alunos dos 7º e 8º anos continuam a desenvolver os projetos eTwinning implementados no início do ano letivo em colaboração com diversas escolas parceiras da Europa. Estes projetos pretendem contribuir para o desenvolvimento das competências linguísticas na língua inglesa e fomentar experiências de aprendizagem ativas e significativas, contextualizando e interligando saberes de diferentes áreas. A utilização de ferramentas digitais tem sido uma mais-valia para o desenvolvimento do trabalho colaborativo e a construção conjunta de recursos e conhecimentos.

 


Atividades desenvolvidas:

                                                             Discover my world

Com os alunos das escolas parceiras (Itália, Espanha, Polónia, República Checa, Roménia) os alunos do 7º ano resolveram vários exercícios lexicais referentes aos tópicos abordados: School e Houses/Homes; participaram em Chats; responderam à inquéritos no Forum do Twinspace; participaram em quizzes internacionais sobre os 2 tópicos acima referidos, onde testaram os seus conhecimentos e competiram com os seus parceiros europeus; criaram um vídeo de apresentação da sua escola e escreveram um texto sobre a sua casa de sonho, tendo partilhado os trabalhos num Padlet colaborativo. Finalmente participaram numa videochamada na qual puderam desenvolver uma atividade de Speaking  - (troca de perguntas e respostas com os seus parceiros europeus.  

 



Learning English is cool!

Com os alunos das escolas parceiras (Polónia, Espanha, Hungria e França), os alunos do 8º ano resolveram diversos exercícios a nível lexicais sobre os temas: Healthy/ Unhealthy lifestyles e Clothes/Styles/Appearance; participaram em Chats;  responderam à inquéritos no Forum do Twinspace; tentaram encontrar uma solução à um problema no Tricider tendo dado a sua opinião relativamente à como poderiam melhorar o seu estilo de vida; criaram um poster digital sobre estilos de vida saudáveis e pouco saudáveis; participaram num quiz internacional sobre o tópico da roupa, onde testaram os seus conhecimentos e competiram com os seus parceiros europeus; criaram um diálogo posteriormente gravado em vídeo partilhado num Padlet colaborativo, retratando várias situações autênticas; finalmente participaram numa videochamada na qual desenvolveram uma atividade de Speaking  - (troca de perguntas e respostas com os seus parceiros europeus. 

 


Além do desenvolvimento das competências comunicativas na língua inglesa, a aprendizagem baseada em projetos eTwinning contribui para o desenvolvimento do espírito de cidadania europeia e para o desenvolvimento global das crianças promovendo diversas competências e valores previstos no Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória

 

 

                                         

Paula Ferreira, professora de Inglês

Sem comentários:

Enviar um comentário

Trabalho Final -Filme

  Este é o nosso produto final, um filme feito de forma colaborativa entre as várias escolas, onde foram aplicados os conceitos, competência...